O Hipertexto é um texto digital que proporciona ligação com outros textos através de caminhos ou atalhos que são disponibilizados e agregam velocidade, acessibilidade e interatividade ao pesquisador na internet.
De acordo com Lindomar Araújo, "O termo
hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”. Essa nova forma de escrita foi se desenvolvendo à medida que a comunicação do mundo atual modernizou-se, trazendo excesso de informações e, portanto, a necessidade de selecioná-las de modo mais rápido e eficiente.
Possibilidades do hipertexto:
• aquisição e assimilação do conhecimento;
• facilidade de acesso às informações;
• aprendizagem incidental e por descoberta;
• dinamismo e intertextualidade na pesquisa, entre outros.
Vale lembrar também que, segundo alguns autores, o hipertexto não está presente apenas na área da informática. Com o objetivo de atender a um "público cada vez mais interativo e com menos tempo", a televisão, o cinema e outras áreas afins tem buscado trabalhar com a idéia de hipertexto, sem falar nos livros que apresentam registros cuja leitura é feita de forma não linear como a Bíblia e enciclopédias. Um texto bíblico, por exemplo, faz referência a outros textos dentro da própria Bíblia, escritos por autores diferentes.
Finalizando, deixo aqui registrada a citação abaixo, que de modo muito eficaz, traduz a importância do hipertexto na navegação pelo mundo da pesquisa e do conhecimento:
"O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. "
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/