quinta-feira, 27 de maio de 2010

[link=http://www.doce-mensagem.com]
[/link]

[b]Mais recados? http://www.doce-mensagem.com[/b]
[link=http://www.recado-doce.com]
[/link]

[b]Mais recados? http://www.recado-doce.com[/b]
Assim como a vida e o tempo estão fragmentados, divididos em múltiplos pontos compondo uma rede em que novas conexões surgem conforme o momento e a necessidade, o mesmo vale para o texto. escrevemos e lemos com a possibilidade de abrir "janelas", de fazer links e conexões com informações, referenciais que vão nos associar rápida e intuitivamente a outros textos, outros fragmentos, outras ideias.
Estamos chegando à forma de leitura e de escrita mais próxima do nosso próprio esquema mental: assim como pensamos em hipertexto, sem limites para a imaginação a cada novo sentido dado a uma palavra, também navegamos nas múltiplas vias para que o novo texto nos abre, não mais em páginas, mas em dimensões superpostas, que se interpenetram e que podemos compor e recompor a cada leitura.
O que é um hipertexto? Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto - clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto.
RAMAL, andrea Cecilia. Educação na cibercultura.
Adaptado do livro didático Português Projetos de Faraco e Moura - editora ática

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Hipertexto

O Hipertexto é um texto digital que proporciona ligação com outros textos através de caminhos ou atalhos que são disponibilizados e agregam velocidade, acessibilidade e interatividade ao pesquisador na internet.
De acordo com Lindomar Araújo, "O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”. Essa nova forma de escrita foi se desenvolvendo à medida que a comunicação do mundo atual modernizou-se, trazendo excesso de informações e, portanto, a necessidade de selecioná-las de modo mais rápido e eficiente.

Possibilidades do hipertexto:
• aquisição e assimilação do conhecimento;
• facilidade de acesso às informações;
• aprendizagem incidental e por descoberta;
• dinamismo e intertextualidade na pesquisa, entre outros.

Vale lembrar também que, segundo alguns autores, o hipertexto não está presente apenas na área da informática. Com o objetivo de atender a um "público cada vez mais interativo e com menos tempo", a televisão, o cinema e outras áreas afins tem buscado trabalhar com a idéia de hipertexto, sem falar nos livros que apresentam registros cuja leitura é feita de forma não linear como a Bíblia e enciclopédias. Um texto bíblico, por exemplo, faz referência a outros textos dentro da própria Bíblia, escritos por autores diferentes.
Finalizando, deixo aqui registrada a citação abaixo, que de modo muito eficaz, traduz a importância do hipertexto na navegação pelo mundo da pesquisa e do conhecimento:
"O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. "

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Inconstante,ciumenta,tímida, bem criada,séria,as vezes engraçada,metida,educada,es pontânea,linda,esforçada,for te,amiga,idealista,companhei ra,atenciosa,sincera,hones ta,verdadeira,presente,objeti va.Alguém que o outro não pode clonar.Eu sou o milagre da vida.Sou o que os seus olhos não veem;eu sou coração.Sentimental,vou até onde sua razão não pode alcançar.